Como identificar as nossas emoções

Para conseguirmos identificar as nossas emoções, primeiramente temos de reconhecer o que estamos a sentir e identificar entre quatro emoções básicas: ira, tristeza, ansiedade e felicidade.
Caso tenham pensamentos face ao futuro e sobre o que pode acontecer de menos bom, e que seja acompanho de sintomas físicos, tais como batimentos cardíacos acelerados, músculos contraídos, mandíbula "cerrada", deverão perguntar a vocês próprios do que têm medo. É notoriamente uma emoção relacionada com a ansiedade.
No caso de os seus pensamentos negativos incidirem sobre o passado, acompanhado com sensação de cansaço, dificuldade de concentração, deverão questionar com que o perderam... É uma emoção relacionada com a tristeza. 
Os pensamentos que se centram no sistema de valores, acompanhadas de sensações físicas similares às da ansiedade (coração acelerado, opressão do corpo) deverão se questionar sobre o que terá sido atacado quer relativamente a si, quer aos seus valores. É uma emoção relacionada com a ira. 
Quando os pensamentos se centram na satisfação, bem como em sensações de calma, deverão perguntar se sobre o que ganharam. São emoções relacionadas com a felicidade.
O próximo post será sobre a psicosomatização. 
Até lá! 

Beijinhos
PowerBlog

Sem comentários:

Enviar um comentário