Etiqueta

Algumas regras de etiqueta para a sociedade actual

Interessa-se por boas maneiras? Não podemos negar que uma boa educação é essencial para uma boa convivência em sociedade! As regras de etiqueta a que me refiro aqui são essencialmente as orientações de conduta que valorizam o respeito ao próximo. Já ouviram muita vez o famoso ditado "Não faças aos outros aquilo que não gostas que te façam a ti.", certo? 
Então venham comigo conferir estas regras de etiqueta.

1) Deixar o telemóvel em modo silencioso: mesmo que alguém não esteja constantemente "agarrado" ao telemóvel, é muito aborrecido estar na companhia de alguém e o telemóvel não parar de apitar acusando a recepção de mensagens quer do facebook quer do whatsapp. É complicado ter uma conversa séria com o telemóvel constantemente a apitar e a atrapalhar os nossos pensamentos. Por isso coloque o telemóvel em silêncio quando estiver com alguém.

2) Evitar estar constantemente a olhar para o telemóvel para verificar a existência ou não de mensagens: é natural que existam situações de emergência nas quais temos de estar com atenção ao telemóvel, mas em outros casos é muito aborrecido estar na presença de alguém que acaba por dar mais atenção ao telemóvel do que a si. Portanto há que encontrar um equilíbrio! 

3) Ser pontual: Não avise em cima da hora que irá chegar atrasado/a. Tenha consciência que o tempo das outras pessoas vale tanto como o seu. Por isso, tente gerir bem o seu tempo de forma a evitar atrasos. 

4) Cumprimentar as pessoas ao chegar a um local: Não seja daquelas pessoas que trabalham à algum tempo no mesmo local e nunca cumprimentaram o porteiro ou a recepcionista. Por isso dê sempre o bom dia, boa tarde ou boa noite. 

5) Trânsito: A boa educação também se faz sentir no trânsito onde não é raro presenciar se discussões violentas causadas pelo desrespeito ao próximo. Não esquecer que também pedestres merecem respeito, por isso redobre a atenção, por exemplo, em dias chuvosos, para não molhar ninguém com uma poça de água.

6) Verificar o volume dos phones de ouvido: Esteja no trabalho, no autocarro, no avião não se esqueça de verificar o volume dos phones de ouvido caso esteja a ouvir música de forma a não incomodar quem está ao seu lado. Para além disso ouvir música muito alta faz mal à audição. 

7) Evitar bater no banco da frente: Quer vá no avião ou num outro meio de transporte verifique se não está constantemente às joelhadas no banco pois irá incomodar a pessoa que está no banco da frente. Se estiver a viajar com crianças explique lhes que essa atitude incomoda muito. 





PowerBlog

Sem comentários:

Enviar um comentário