Meditação vs leituras aconselhadas


Olá powers, 

Como já referi num post anterior comecei a praticar meditação diariamente, à sensivelmente, 7 anos... Vejam o post anterior aqui http://powerblogue.blogspot.pt/2017/05/meditacao.html




Ouve-se cada vez mais falar de meditação, mas no meu ponto de vista, é importante ter-se conhecimento do que esta prática realmente é, bem como saber quais as suas vantagens, pois segundo constato ainda existem muitas pessoas com uma ideia equivocada face a esta temática.

Muito resumidamente vou vos tentar explicar então o que é a meditação e para que serve.
A meditação é uma prática que permite cultivar e desenvolver certas qualidades humanas fundamentais, que permite um controlo sobre os pensamentos e emoções, em suma, um controlo da mente. A prática permite desenvolver a consciência do momento presente. Regra geral todos nós funcionamos como um avião em piloto automático, em que o comandante não dirige a nave. Isto é: o que pensamos é no nosso dia a dia quase sempre um "acto" involuntário sem que tenhamos qualquer controlo sobre ele. E pensar é não estar consciente do momento presente, porque geralmente os pensamentos estão relacionados com o momento passado ou com o momento futuro. É por isso se ocuparmos a nossa mente com qualquer coisa que que estejamos fazendo sentimo-nos bem porque estamos presentes nesse momento ou seja no AGORA.
Então a prática da meditação visa desenvolver, para além de outras coisas, o estar atento ao momento presente, ou seja a ATENÇÃO PLENA OU CONSCIÊNCIA PLENA. Isto não significa que as pessoas não pensem no passado para realizar uma tarefa no presente ou que não planifiquem o futuro. 
A meditação visa desligar o "piloto automático" e tomarmos o volante nas mãos.
É uma tarefa que muitas pessoas dizem que é difícil e outras que não conseguem.
Todas as pessoas podem no conseguir se tiverem vontade, persistência, paciência e se acreditarem nos benefícios

Aconselho a leitura dos seguintes livros: 
- A Arte da Meditação de Matthieu Ricard 
- O Poder do Agora de Eckhart Tolle

Grande abraço 
PowerBlog

1 comentário:

  1. não sei se o que vou dizer é o mais correto, mas então é por isso que quando estou por vezes a falar com alguém a minha mente está noutro sitio?! por vezes alguns pensamentos são mais fortes e não ouço quem está a minha frente!

    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar